Quinta, 28 Outubro 2021

Notícias de Cotia

Serão dois polos de vacinação, um em Cotia e outro em Caucaia do Alto. Trabalhador terá que comprovar vinculação ativa com o serviço de saúde

 Na próxima quinta-feira (18/02), a partir das 8h, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a vacinação de trabalhadores de saúde em dois polos: Cotia e Caucaia do Alto. Em ambos os locais funcionarão o sistema drive-thru e pedestres. A ação será exclusiva para este público que, por conta da limitação das doses disponíveis, terá que comprovar vínculo com algum serviço de assistência saúde.

Todos terão que apresentar documento que comprove a sua vinculação ativa (Carteira de Trabalho ou comprovante de pagamento com timbre do serviço de saúde ou declaração do empregador para quem não é CLT) e documento de Órgão de Classe Ativo. A veracidade destes documentos é de inteira responsabilidade de quem os apresenta.

A Secretaria de Saúde explicou que, como o número de doses recebido é pequeno, está sendo preciso filtrar prioridades dentro da prioridade. “Este filtro se dá pela necessidade de garantirmos a vacinação primeiramente de quem está mais exposto ao vírus. Todos devem ser vacinados, mas, neste momento, não é possível”, explicou Magno Sauter, titular da Saúde. Ele lembrou ainda da necessidade de se ter uma reserva de doses para a aplicação da segunda dose do imunizante. Os primeiros vacinados já começaram a receber a dose de reforço.

O que é trabalhador de saúde?

É todo aquele que atua em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde (hospitais, maternidades, clínicas, ambulatórios, farmácias, serviços de Home Care, transporte de pacientes, atendimento de urgência, emergência e pré-hospitalar, laboratórios de anatomia patológica, citológica e de análises clínicas, serviços de diagnósticos por imagens, entre outros).

Os serviços de saúde atendem diretamente pessoas com risco aumentado de infecção por covid-19. Compreendendo tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros de estabelecimentos que prestam assistência à saúde).

Inclui-se ainda profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores profissionais de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. 

 

Qual trabalhador de saúde será priorizado?

Serão priorizados os trabalhadores de saúde que estão mais expostos ao risco de contaminação pelo novo coronavírus e que comprovadamente atuam em um serviço/unidade de saúde.

Como comprovar que é trabalhador de saúde?

Nessa estratégia será solicitado obrigatoriamente documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de assistência saúde (Carteira de Trabalho ou comprovante de pagamento com timbre do serviço de assistência saúde ou declaração do empregador para quem não é CLT) e documento de Órgão de Classe Ativo.

A Vigilância Epidemiológica salienta que os documentos e declarações apresentadas são de total responsabilidade do trabalhador e de quem os emitiu e que pessoas que eventualmente apresentarem documentos ou declarações falsas, gerando suspeita de fraude ou "fura-fila", serão direcionadas ao Ministério Público para os devidos esclarecimentos.

Foto: Alexandre Rezende

Nos próximos dias, cronograma de vacinação será divulgado no portal da Prefeitura e nas redes sociais oficiais do município

A Prefeitura de Cotia vacinou 6.634 pessoas contra a Covid-19, entre os dias 20/01 e 6/02. A campanha de vacinação começou pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia e pelos idosos e os deficientes (a partir de 18 anos) que vivem em Instituições de Longa Permanência. Na segunda etapa da campanha, começaram a ser vacinados os trabalhadores da saúde em geral, os idosos com idade a partir de 90 anos e os pacientes acamados (a partir de 18 anos) cadastrados na Secretaria de Saúde. Nos próximos dias, à medida que novas doses do imunizante chegarem ao município, o cronograma será ampliado.

“É importante que a população de Cotia acompanhe o cronograma de vacinação que é divulgado nas redes oficiais da Prefeitura. Cada cidade está com um cronograma elaborado a partir da disponibilidade de doses da vacina. Embora estejamos todos seguindo o Plano Estadual de Imunização, definido com base no Plano Nacional, a campanha avança com a chegada de mais doses.”, disse o prefeito Rogério Franco.

Os primeiros vacinados também já começaram a receber a segunda dose da vacina, nesta segunda-feira (8/02), conforme o protocolo para as doses do Instituto Butantan e da Fiocruz, respeitando o prazo estipulado para cada um dos imunizantes.

Primeira idosa e idosa mais velha vacinadas

Na sexta-feira (5/02), a dona Benedicta Vieira da Silva, de 94 anos de idade, foi a primeira idosa vacinada na segunda etapa da campanha, no polo montado em frente à Prefeitura. Na ocasião, 230 idosos com idade a partir de 90 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já no sábado (6/02), a Secretaria de Saúde vacinou 90 pessoas acamadas cadastradas na Secretaria. A dona Delmira Souza Lima, de 105 anos de idade, recebeu a primeira dose do imunizante, com isso, ela é a pessoa mais velha de Cotia vacinada até o momento. Toda a ação realizada para atender os pacientes acamados foi acompanhada pela Guarda Civil Municipal.

 

Na próxima segunda-feira (8/02), a Secretaria de Educação de Cotia inicia o ano letivo de 2021 com aulas on-line por meio da plataforma do Google Classroom

Por meio de uma parceria com a Editora Opet, a Secretaria de Educação de Cotia está promovendo uma capacitação para os professores da rede municipal. O objetivo é deixar tudo pronto para o início do ano letivo de 2021 que começa na próxima segunda-feira (8/02), remotamente, por meio da plataforma do Google Classroom. As formações são voltadas para as especificidades de cada etapa de ensino. Os alunos que não têm como fazer as aulas on-line receberão as atividades impressas, como aconteceu no ano passado. As escolas entrarão em contato com os pais.

A capacitação dos professores está acontecendo remotamente com transmissão ao vivo pelo Youtube e, no dia 3/02, o tema foi “A Educação para um Mundo Exponencial”, com José Motta, professor, pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Ensino e Tecnologias Educacionais. Neste encontro virtual com os professores, aconteceu uma profunda reflexão sobre a Inovação Evolutiva, Educação 5.0, Ensino Híbrido & Aprendizagem Combinada, Metodologias Ativas, Soft Skills + Competências Socioemocionais, Reskilling, Lifelong Learning, e o Future-Se! “É um verdadeiro choque de realidade com o propósito de apresentar uma nova maneira de pensar a educação do presente com vistas para o futuro”, explicou Adalberto Bastos, da coordenação pedagógica da Secretaria de Educação.

Já nos dias 4 e 5/02, cada escola reunirá seu grupo de educadores, de forma on-line, para finalizarem o planejamento para 2021, seguindo orientações enviadas pela Secretaria de Educação. Entre os dias 8 e 12/02, os professores coordenadores participarão de reunião sobre as Normativas da Educação Especial (on-line). Entre os dias 22 e 26/02 também acontecerão capacitações on-line.

Foto: Divulgação

A Revitalização do Centro de Caucaia do Alto está avançando a cada dia. Nesta semana, por exemplo, a Prefeitura de Cotia executa a substituição do guarda-corpo ao longo do córrego Luiz Dias, que corta o centro do distrito. Toda a região central de Caucaia está passando por revitalização, inclusive a Praça dos Romeiros, que ganhará uma infraestrutura de lazer para pessoas de todas as idades com playground para as crianças e aparelhos de ginástica para a 3ª idade.

O antigo guarda-peito do córrego já estava bastante danificado e, em diversos pontos, tinha caído. Está sendo instalado um novo modelo, de madeira, mais bonito e resistente que integrará o paisagismo que será implantado na região central. Na mesma rua do córrego, a José Lopes Neto, a Prefeitura implantará uma ciclovia.

As ruas central de Caucaia também estão recebendo nova pavimentação e iluminação pública com lâmpadas de LED (mais eficientes e econômicas). Todo o viário ganhará nova sinalização e a Praça dos Romeiros terá área de jogos, paisagismo, espelho d’água, mesas para jogos de xadrez e mesas de ping pong, entre outros.

Fotos: Alexandre Rezende

Nesta quarta-feira (3/02), o prefeito de Cotia, Rogério Franco, baixou o Decreto 8.868/2021 revogando a declaração de pontos facultativos nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro (Carnaval) - conforme estava previsto no Decreto 8.854/2021. Com isso, nas referidas datas, haverá expediente normal nas repartições públicas municipais. A medida foi tomada em consonância com a decisão do governo estadual de cancelar o ponto facultativo de carnaval em todo o estado. O cancelamento dos pontos facultativos na semana do carnaval foi uma decisão tomada com o objetivo de evitar possíveis aglomerações em espaços públicos e privados que aumentariam a disseminação do novo coronavírus.

Foto: Vagner Santos | Arquivo

Os interessados têm até às 17h do dia 5 de fevereiro de 2021 para se inscreverem gratuitamente.


 

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Educação, está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores para o PEB I e PEB II nas disciplinas de Inglês, Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes. Os interessados têm até às 17h do dia 5 de fevereiro de 2021 para se inscreverem gratuitamente por meio do formulário (https://bitlybr.com/IVKbi). A seleção se dará por meio de avaliação de títulos e experiência profissional que deverá ser comprovada pelo candidato. Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser conferidas em (https://bitlybr.com/0Ilfou9p).

De acordo com o edital, os selecionados ministrarão aulas na modalidade híbrida, ou seja, remota e presencialmente, durante o ano de 2021 e, o processo seletivo permitirá que sejam supridas as aulas sem professor atribuído ou que esteja afastado. Por força do inciso II do artigo 2.º do Decreto Municipal nº 8.683/20, e do inciso II do artigo 4.º do Decreto Municipal nº 8.684/20, não poderão ser contratadas pessoas que se enquadram no grupo de risco para Covid-19 (idosos, na acepção legal do termo, por contar com idade igual ou superior a 60 (sessenta anos); gestantes; diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares, imunossupressores, doenças respiratórias crônicas, hipertensos, em tratamento de câncer e em tratamento de hemodiálise).

Foto: Alexandre Rezende

Na manhã desta terça-feira (26), o município de Cotia recebeu 1.970 doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19. No dia 19, a cidade havia recebido 2.600 doses da CoronaVac da Sinovac/Instituto Butantan. Por enquanto, a quantidade de doses não é suficiente para que novos grupos prioritários já comecem a ser vacinados. Os primeiros foram os 5.500 profissionais da Saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia, além de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência. Com os lotes recebidos a prefeitura poderá iniciar a imunização de idosos com mais de 60 anos, que serão divididos em grupos e atendidos à medida que mais doses forem enviadas. O cronograma será divulgado nas redes oficiais da Prefeitura. O município está seguindo o cronograma do Plano Nacional de Imunização estabelecido pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

Fique por dentro do que acontece em COTIA, BARUERI, ITAPEVI, IBIÚNA, VARGEM GRANDE PAULISTA E NO BRASIL.

Siga-nos!